«Ah, Senhor!
Eu sei que não mandais nada que seja impossível,
conheceis melhor do que eu
a minha fraqueza, a minha imperfeição,
sabeis bem que nunca poderia amar as minhas Irmãs
como Vós as amais, se Vós mesmo, ó meu Jesus,
não as amásseis também em mim.
Foi porque me queríeis conceder esta graça
que ditaste um mandamento novo.
– Oh! como gosto dele,
já que me dá a certeza de que a vossa vontade
é amardes em mim todos aqueles a quem me mandais amar!.»

Santa Teresa do Menino Jesus | 1873 – 1897
Manuscrito C [12v°]

Jesus,
tudo se resume ao amor,
nada mais do que o amor!
É por amor que me aconselhas
a imitar-Te, a fazer todo o bem.
Pedes-me para amar os meus inimigos,
para ser misericordioso
como o Pai é misericordioso.
Estarias a pedir-me o impossível,
se não fosses Tu próprio a sustentar-me no amor.
Se a cada momento me dás provas
do quanto me amas, a mim, pobre miserável,
como posso me recusar a amar seja quem for?
Ciente da minha fragilidade,
apenas unindo-me intimamente a Ti,
poderei praticar o “milagre” do amor
onde poderia parecer-me mais difícil fazê-lo.
Abrindo-Te o meu coração,
serás Tu a amar em mim
todos aqueles que devo amar.
Obrigado meu amado Jesus
por me ajudares a cumprir a Tua santíssima vontade.
Eu confio em Ti.
Ámen.